Só Máquinas Perfeitas Brasil

Só Máquinas Perfeitas Brasil

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Mais de 980 vagas em cursos do Pronatec em 2014 para Lages

São destinadas a beneficiários do Bolsa-Família, pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada e seus dependentes, ou que possuem perfil no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal
 

Em encontro com a equipe da Secretaria de Assistência Social, terça-feira (11), instituições do Sistema S – Serviços Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Comercial (Senac) e Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), e o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), divulgaram os cursos oferecidos gratuitamente em Lages em 2014 pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) para beneficiários, entre 16 e 59 anos, do Bolsa-Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e seus dependentes, ou com perfil no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do governo federal.
Por enquanto, 980 vagas serão oferecidas, embora ainda falte o Ministério da Educação (MEC) se manifestar sobre a liberação de outros cursos em outras áreas. A partir de agora, a Secretaria de Assistência Social aguarda o envio, por parte das instituições, do cronograma com os dias da semana das aulas e horários. Feito isso, será definida e divulgada a data de início e locais das inscrições dos interessados.



Sobre os cursos

Um levantamento realizado em outubro de 2013 nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) apontou as áreas mais interessantes à população. Os cursos oferecidos pelo Ifsc são vendedor (60 vagas; metade 1º e a outra, no 2º semestre); auxiliar administrativo (20); balconista de farmácia (60 vagas; metade 1º e a outra, no 2º semestre); eletricista industrial (25); mecânica de máquinas agrícolas (25); mecânico industrial (20); programador Web (50 vagas; metade 1º e a outra, no 2º semestre). E há qualificações do Pronatec vinculadas ao Programa Mulheres Mil (zeladora, operadora de computador e maquiadora, com 30 vagas cada um).
Pelo Senac serão oferecidos os cursos de atendente de lanchonete (23); auxiliar de pessoal (28); camareira/o (23); cuidador/a de idoso (23); garçom (garçonete) (23);pizzaiolo (18); recepcionista (20); manicure e pedicure (20), e vendedor (58). As qualificações de costureiro/a industrial (19), desenhista mecânico (50), eletricista industrial (50), eletricista predial (25), fresador (50), mecânico industrial (25), programador Web (25), soldador MIG MAG (50), torneiro mecânico (50) e padeiro/confeiteiro (50) serão disponibilizados pelo Senai.

Municípios solicitaram dois milhões de vagas

De acordo com o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) do Ifsc, Thiago Meneghel Rodrigues, para este ano o orçamento da União para o Pronatec é equivalente à manutenção de 1,1 milhão de vagas, mas o Ministério da Educação (MEC) acabou recebendo solicitações aproximadas a dois milhões de vagas, espalhadas por todo o país.
Já existe uma grande procura desde muito antes das matrículas. “As inscrições anteriores passaram longe de 1.500. Em Lages, o Pronatec iniciou com 200 vagas e hoje tomou essa proporção que estamos vivenciando. Significa que a população está realmente preocupada em se preparar para o mercado de trabalho”, avalia a coordenadora do CadÚnico, Any Pellizzaro Pereira.
Segundo a técnica de Proteção Social Básica, a assistente social Bernadete Aparecida Casa Liston, a maioria dos candidatos às vagas são homens. “Por isso, solicitamos às instituições que deem preferência em escolher horários noturnos para as aulas. E, pensando nas mulheres, que se definam horários vespertinos”, comenta.

Fotos: Daniele Mendes de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário